Quem me conhece sabe bem que eu amo fantoches! E os fantoches de rolo de papel então, são os meus favoritos.
Por isso, aqui no nosso Picnic de Palavras não pode faltar fantoche.
Além de serem divertidos, os fantoches podem ser usados como uma proposta de letramento, aprimorando a leitura e a escrita dos seus alunos.
Mas como assim, Jaqueline?
As histórias infantis nos levam para um mundo imaginário, mas elas também podem retratar o mundo real de uma criança, concorda?
Produzir histórias com o apoio dos fantoches de rolo de papel fará com que seus alunos tenham a oralidade e a escrita enriquecidas e isso os ajudará a estabelecer uma comunicação clara, tanto por intermédio da fala quanto da escrita.
Os fantoches de rolo de papel são ótimos para isso!
As histórias com fantoches são ferramentas muito eficazes no trabalho com a estrutura de texto: início, meio e fim.
O fantoche de rolo de papel é uma excelente ferramenta para trabalharmos com as séries iniciais do ensino fundamental.
Por serem de fácil construção, podemos estimular nossos alunos a criarem seus próprios fantoches de rolo de papel e a produzirem historinhas autorais. Quem nunca sonhou em ser um autor de verdade?
Podemos começar assim, de forma divertida, construindo nossos fantoches e nossas histórias.
Acho a ideia de trabalho em grupo bem bacana para esse momento, visto que as crianças gostam de unir-se para criar, mas nada impede desse trabalho ser desenvolvido individualmente.
Dicas
💡O primeiro passo é criar os personagens. Use materiais diversificados e coloridos.
💡Decida, juntamente com seus alunos, quantos personagens aparecerão na história.
💡Em seguida escolha os nomes para cada um desses personagens.
💡Essa história falará sobre algo real ou imaginário? É importante deixar seu aluno decidir. Essa escolha fará com que seu aluno crie e escreva mais confortavelmente.
💡Desafie seus alunos a viajarem no tempo e estimule-os não apenas a visitarem o passado, mas avançarem no tempo. O futuro pode nos trazer muitas surpresas!
💡Decidir onde acontecerá essa história também é uma escolha importante. Acontecerá em um castelo? Em uma casa abandonada? No parque de diversão? Ou em um episódio de anime?
💡Leve seus alunos a perceberem que os detalhes são de extrema importância em qualquer história. Eles enriquecem o texto! O guitarrista, com sua guitarra desafinada, um microfone em curto circuito e em um teatro lotado com uma plateia animada pode dar um bom enredo, não acha? E a espada mágica? E o livro com a melhor receita de bolo de chocolate? Ah, gente! São tantas as possibilidades!
💡É claro que a criatividade é bem- vinda nessa construção. Um bom final para essa história não pode faltar. Será que o guitarrista conseguiu realizar a sua apresentação ou ele levou um choque tão ‘poderoso’ que acabou com a animação?
💡Não se esqueça de criar um momento para que essas histórias possam ser contadas.
No nosso canal temos um vídeo compartilhando uma sugestão para construir um cenário para fantoche fácil de fazer, dobrável e leve de carregar.
Deixo aqui essas dicas para que você possa inspirar-se e estimular seus alunos a criarem lindas histórias usando fantoches de rolo de papel.
Vamos ao vídeo?
Então é isso! Agora é colocar a ´mão na massa’ e criar.
Espero que você tenha gostado!
Deixo aqui o convite para que você possa acompanhar os demais conteúdos, pois tenho muitas novidades para compartilhar com você!
Comente aqui embaixo o que achou, combinado? Será muito bacana receber seu feedback.
Até o nosso próximo Picnic!
Deixe um comentário