Como Trabalhar Produção de Textos no Primeiro Ano

Escrito por Jaqueline Sampaio

FAÇA PARTE DA NOSSA LISTA PICNIC VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Seus dados estão seguros.

Compartilhe agora mesmo:

Como trabalhar producao de textos No primeiro ano 1 - Como Trabalhar Produção de Textos no Primeiro Ano

Está insegura? Quer ter certeza de como trabalhar produção de textos no Primeiro Ano? Quer ter certeza que você está fazendo um excelente trabalho ao estimular a escrita de seus alunos?

Este é o primeiro de uma série com 5 artigos onde conversaremos sobre: Como trabalhar Produção de textos nas séries iniciais do Ensino fundamental.

Agora, me responde o seguinte: Como você faz para trabalhar produção de textos no primeiro ano?

Neste artigo vou ressaltar alguns pontos importantes para se trabalhar produção de textos nessa série e vou compartilhar com você 4 dicas para que você se sinta segura ao trabalhar produção de textos com seus alunos do primeiro ano. Ok?

O primeiro ponto que a gente precisa entender é que TEXTO é toda passagem FALADA ou ESCRITA que forma um TODO SIGNIFICATIVO independente da sua extensão.

Guarde isso na sua mente: TODO SIGNIFICATIVO.

A produção de textos não acontece apenas quando há o registro escrito da ideia.

Ela acontece, e muito, por meio da oralidade. O tempo todo produzimos textos orais.

Aventuras Textuais E book - Como Trabalhar Produção de Textos no Primeiro Ano

Pontos que quero ressaltar:

1- É importantíssimo trabalharmos a oralidade de nossos alunos.

Mas como fazer isso, Jaqueline?

Produza textos orais com seus alunos. Estimule seus alunos a criarem histórias oralmente.

Use fantoches, dedoches… para isso. Lá no meu canal tenho uma playlist chamada ‘Oficina de fantoches’ repleta de sugestões. Veja aqui:

Quanto mais eles fizerem isso, quanto mais eles organizarem as ideias para a construção de uma história, mais fácil será para eles, quando forem para o registro escrito.

Segundo ponto que eu quero ressaltar e que precisa ficar muito claro pra nós é que:

2- Texto NÃO é um aglomerado de frases.

Não adianta o nosso aluno criar um monte de frases soltas, sem conexão e depois dizer que é um texto. Não, NÃO é!

O sentido global de um texto depende das correlações entre as partes. As ideias precisam relacionar-se para fazer sentido.

O Terceiro ponto importante a ressaltar é que:

3- Os alunos são capazes de produzir excelentes textos escritos.

Mesmo ainda estando em processo de alfabetização e letramento, ainda aprendendo a decodificar as palavras, ainda automatizando esse processo de decodificação e codificação, eles são capazes de produzir excelentes textos.

E qual é o segredo para que eles produzam bem e se apaixonem pela escrita?

Clica no vídeo e confere!

Você viu como essas dicas são importantes?

Elas são tão importantes que não posso deixar de registrá-las aqui também.

Como trabalhar Produção de Textos no Primeiro Ano

1ª Dica: Tenha definido o gênero textual que você trabalhará.

Todo o planejamento da sua aula de produção de textos vai depender dessa definição. Se você vai trabalhar com um gênero específico, trabalhe com a sua turma esse gênero antes de pedir a seu aluno qualquer escrita relacionada a ele.

Aposte nos gêneros com estruturas mais simples e que ajudam os alunos no processo de alfabetização.

Invista em gêneros como: bilhetes, adivinhas, parlendas, listas, gêneros com rimas… as crianças adoram!

Lembrando que, no primeiro ano, nosso principal objetivo é formar o prazer pela leitura e pela escrita.

Então… esses momentos precisam ser prazerosos.

E para que esse momento seja de fato prazeroso; essa escrita precisa ser agradável.

Você precisa ter cuidado para não transformar a escrita em um bicho papão.

Falando em bicho papão. Isso tem a ver com a segunda aula do meu treinamento grátis, que eu falei com você, lembra?

Particularmente, entendo que no primeiro ano, ainda não é o momento de cobrar desses alunos a forma de um gênero, a estrutura textual, toda certinha, sabe?

Os alunos são capazes de assimilar essa aprendizagem, mas entendo que a cobrança imposta pelas correções, as avaliações, as notas… devem ser deixadas para as turmas mais avançadas.

2ª Dica: As crianças no primeiro ano adoram ouvir histórias. Aproveite isso!

Como trabalhar producao de textos o primeiro ano Conte Historias - Como Trabalhar Produção de Textos no Primeiro Ano

Conte história para os seus alunos.

Peça para que eles façam o desenho dessa história (os desenhos ajudam muito no registro dos detalhes) e depois peça para que ele faça o reconto e peça para que eles registrem por escrito.

Gente, reconto é perfeito! Eu faço muito com as minhas as turmas do primeiro ano e dá supercerto. As crianças adoram! 

3ª Dica: Produza textos coletivos!

O que você acha que é mais fácil? Corrigir sem ter ensinado, deixando seu aluno perdido nas tentativas para acertar ou ensinar o correto para apenas lapidar?

É isso que o texto coletivo faz. Ensina o correto e depois você lapida ajudando o seu aluno a ajustar e aprimorar a escrita.

E agora, o grande segredo. Que é um dos grandes segredos para se trabalhar com produção de textos de forma eficaz em qualquer série:

4ª Dica: Crie com seus alunos, através de conversas, um repertório.

✅ Converse com eles sobre assunto do texto.

✅ Planeje esse momento de produção textual com antecedência, com carinho.

✅ Pense nos detalhes e no envolvimento deles com a construção desse repertório.

✅ Peça para que eles tragam para a sala de aula, objetos, informações… que eles tenham em suas casas e que podem ajudar na construção desse repertório.

✅ Organize esses objetos e essas informações, em sua sala de aula, de maneira que todos possam ver.

Ninguém escreve bem sobre aquilo que não sabe.

Nem você, nem eu e muito menos os nossos alunos.

Então, é preciso ativar o conhecimento enciclopédico do seu aluno, o conhecimento de mundo.

Concluindo…

Como trabalhar producao de textos o primeiro ano Conclusao - Como Trabalhar Produção de Textos no Primeiro Ano

Então, você já sabe. Sem repertório, sem texto de qualidade, sem texto de qualidade, sem vida fácil para o professor. Simples assim! Repertório é vida, gente!

Lembrando que tudo isso que eu compartilhei com você, precisa ser desenvolvido respeitando o tempo e a maturidade dos alunos do primeiro ano, tá?

Tudo isso precisa ser prazeroso para seu aluno e para você também. Não esquece disso, tá?

Espero que você tenha gostado.

Se gostou, deixa aqui o seu comentário. Como você faz para trabalhar produção de textos com sua turma do primeiro ano? Você já seguia essas dicas?

Aproveito e deixo o convite para continuar acompanhando meus conteúdos.

Ah, e não esquece! Temos um encontro marcado no nosso próximo picnic.

Beijo grande!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


4 Comentários

  • Ana Paula Silva disse:

    Adorei, porque estou com a matéria produção de texto,e está me ajudando.

    1. Olá, Ana Paula!
      Ah, que bom! ❤️
      Fico muito feliz em saber que está gostando e mais feliz ainda em saber que de alguma maneira estou ajudando.
      Te desejo um ano letivo de sucesso! 😘

  • Marivone disse:

    Amei suas dicas

    1. Olá, Marivone!

      Ah, que bom! ❤️
      Fique a vontade! O Picnic de palavras é nosso.

      Sucesso para você! 😘

  • FAÇA PARTE DA NOSSA LISTA PICNIC VIP

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Seus dados estão seguros.

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.