Seus alunos conseguem organizar as ideias e construir o repertório antes de iniciar uma produção textual? Vamos ver como construir repertório para produção de textos na prática?
É muito mais fácil para os nossos alunos produzirem um texto quando entregamos a eles um roteiro pronto.
Mas, precisamos desenvolver nas nossas crianças habilidades para que possam construir seus próprios repertórios na hora de produzirem seus textos.
Isso fará com que tenhamos alunos com uma escrita madura, produzindo excelentes textos.
Mas, seus alunos sabem o que é repertório?
Não?
Então, vem comigo!
O que é Repertório?
Repertório é uma organização prévia dos assuntos que serão tratados na produção textual, de forma a facilitar com que seu aluno lembre as informações para incluí-las no texto.
O repertório é uma trilha que o seu aluno constrói com base nos conhecimentos e informações que ele possui sobre um tema específico.
A criança acessa a memória e seleciona as informações e os conhecimentos armazenados nesse “baú de informações” sobre um determinado assunto que usará para elaborar e organizar o pensamento, de forma que consiga expressá-lo, através da escrita, de maneira clara, coesa e coerente.
Mas, na prática, como construir essa trilha, esse caminho?
Para que o escritor, de qualquer idade, tenha sucesso no ato da escrita, é importante que nós professores atuemos ativamente como mediadores neste processo.
Como bem sabemos escrever é organizar ideias. Um bom texto é aquele em que as ideias foram bem organizadas.
Para que nosso aluno escreva bem, precisamos ajuda-lo a organizar as ideias.
O melhor caminho para que o aluno, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, consiga fazer isso é ensinando-o a construir um repertório antes de iniciar a produção.
Para que ele obtenha um bom desempenho na escrita e nas aulas de produção textual, é importante que você ensine seu aluno a produzir bons textos ensinando-o a fazer repertório.
Como criar repertório para produção de textos na prática?
Como professores, precisamos mediar à construção do repertório estimulando a autonomia do aluno para que ele acesse as informações e organize-as.
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental usar palavras, imagens, objetos, frases… é uma maneira divertida de organizar as ideias relacionadas ao que será escrito.
Essa prática facilita a organização da criança.
Assista ao vídeo e veja na prática uma ideia bacana de como ensinar o seu aluno construir seus próprios repertórios:
E aí, gostou da sugestão? Espero que sim! Espero que tenha ajudado.
Mas, antes de encerrar esse assunto, comente aqui embaixo. Seus alunos já conseguem construir seus próprios repertórios?
Não deixe de acompanhar os demais conteúdos, pois tenho muitas novidades para compartilhar com você!
Beijos! Te vejo no nosso próximo Picnic! Até lá!
Deixe um comentário