Organizar as ideias, escolher a linguagem mais apropriada ao tipo de escrita e selecionar as palavras adequadas são aspectos fundamentais para que o aluno consiga produzir um bom texto. Por isso, neste artigo quero te mostrar uma forma para que você ensine seu aluno a produzir bons textos.
O melhor caminho para que o aluno, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, consiga fazer isso é ensinando-o a construir um repertório antes de iniciar a produção.
Para que ele obtenha um bom desempenho na escrita e nas aulas de produção textual, é importante que você ensine seu aluno a produzir bons textos ensinando-o a fazer repertório.
Você sabe o que é repertório?
Repertório é uma organização prévia dos assuntos que serão tratados na produção textual, de forma a facilitar com que seu aluno lembre as informações para incluí-las no texto.
O repertório é uma trilha que o seu aluno constrói com base nos conhecimentos e informações que ele possui sobre um tema específico.
A criança acessa a memória e seleciona as informações e os conhecimentos armazenados nesse “baú de informações” sobre um determinado assunto que usará para elaborar e organizar o pensamento, de forma que consiga expressá-lo, através da escrita, de maneira clara, coesa e coerente.
Como professores, precisamos mediar a construção do repertório estimulando a autonomia do aluno para que ele acesse as informações e organize-as.
Ensine seu aluno a produzir bons textos
Levar para a sala de aula repertórios prontos pode ser uma boa opção para treinos, mas quando o assunto é ajudar o aluno a ter autonomia na produção dos próprios repertórios o ideal é ajudar o aluno a desenvolver habilidades para que consiga produzir.
Inicie produzindo repertórios coletivos. Os repertórios coletivos podem ser construídos com o apoio de:
- Objetos
- Imagens
- Palavras
- Pequenas frases
O repertório é uma excelente organização para textos em prosa (produção corrida, organizada em parágrafos).
Como ajudar o seu aluno a montar um repertório?
Assista ao vídeo e veja um exemplo de repertório e as perguntas que selecionei para incentivar a construção do repertório de um determinado tema.
E aí, gostou da sugestão? Espero que sim! Espero que elas tenham te ajudado.
Mas, antes de encerrar esse assunto, comente aqui embaixo. Como você ajuda os seus alunos a construírem repertórios?
Não deixe de acompanhar os demais conteúdos, pois tenho muitas novidades para compartilhar com você!
Beijos! Te vejo no nosso próximo Picnic! Até lá!
Deixe um comentário