As histórias em quadrinhos, além de serem divertidas e repletas de humor, são riquíssimas e têm tudo o que os nossos pequenos precisam para aprenderem a gostar de ler e de escrever. Leia o artigo e veja como trabalhar produção textual a partir de histórias em quadrinhos.
A Arte sequencial [mais conhecida como “Histórias em quadrinhos”] é um gênero textual riquíssimo e por isso é uma excelente ferramenta para se trabalhar em sala de aula.
Narração, diálogo, sinais de pontuação, onomatopeias, linguagem verbal e não verbal são algumas das características que encontramos neste gênero textual e que são fundamentais para que nossos alunos se comuniquem, através da escrita, de forma clara.
Você sabia que…
…até poucas décadas a presença de uma revistinha de história em quadrinhos, na sala de aula, era motivo suficiente para a direção escolar chamar o responsável do provável dono do gibi para uma conversinha?
Pois é, gente! Acredite!
Durante muito tempo acreditou-se que a História em quadrinhos era um material que influenciava negativamente o leitor; atrapalhando sua formação, o deixando desinteressado, preguiçoso, sem criatividade e imaginação.
Produção Textual a partir de Histórias em Quadrinhos
Ainda bem que hoje, os tempos são outros e os PCN e os RCNEI contemplam e destacam a importância dos “Quadrinhos” ao sugerir o trabalho com diversas mídias em sala de aula.
As histórias em quadrinhos são textos multimodais que trazem, além da linguagem verbal e não verbal; imagens, cores, figuras, recursos gráficos, entre tantos outros elementos que fazem com que este gênero textual seja riquíssimo.
Um excelente recurso que auxilia a formação do leitor competente, que ajuda no processo de aquisição da língua e contribui para o enriquecimento do conhecimento enciclopédico dos nossos alunos.
Por isso preparei este vídeo com muitas dicas para você inspirar-se e incentivar seu aluno a produzir textos a partir das HQs.
E o mais legal dessas dicas é que elas servem para todas as séries do ensino fundamental 1.
Ficou curiosa?
Confira às dicas de como trabalhar produção textual a partir de histórias em quadrinhos?
Vamos ao vídeo!
Então é isso! Agora é colocar a ‘mão na massa’ e criar muitas histórias em quadrinhos.
Espero que você tenha gostado!
Deixo aqui o convite para que você possa acompanhar os demais conteúdos, pois tenho muitas novidades para compartilhar com você!
Comente aqui embaixo o que achou, combinado? Será muito bacana receber seu feedback.
Até o nosso próximo Picnic!
Deixe um comentário