
Quer sentir-se segura e ter certeza que você está fazendo um excelente trabalho ao estimular a escrita de seus alunos do 5º ano? Leia o artigo e confira dicas de como trabalhar produção de textos no Quinto Ano.
E aí, ‘bora’ continuar, na verdade terminar a nossa conversa?
Bom, chegamos ao fim e este é o quinto e último artigo da série: Como trabalhar Produção de textos nas séries iniciais do Ensino fundamental.
Se você ainda não leu os artigos anteriores, leia. É muito importante que você leia. Neles compartilhei várias informações, que irão te ajudar na hora de trabalhar produção de textos nas séries iniciais do ensino Fundamental.
Vale muito a pena ler!
Escrever textos é uma grande exigência da vida em sociedade, não é verdade? É uma habilidade que treinamos a vida inteira, não é mesmo?
Quando a gente fala em trabalhar com produção de textos com as turmas do 5º ano a gente dá uma respirada aliviada, não é mesmo?

Desafios – Como trabalhar produção de textos no Quinto Ano
Mas parece que essa respirada aliviada passa logo, logo quando… a gente lembra que essa galerinha está indo para o fundamental 2 e que lá eles serão cobrados de forma diferente e muito mais intensa.
E o pior! Muitos professores ficam pensando: O que vão falar de mim? Vão dizer que eu não fiz um bom trabalho, vão dizer que as crianças não sabem escrever…
É assim que você se sente? Ou é só aqui em Niterói que isso acontece? Pois é, gente!
Eu acredito que todo professor de 5º ano deva passar por essa crise.
E isso é normal! O bom professor sempre vai estar em crise.
São as reflexões, os questionamentos gerados pela crise que farão com que esse(a) professor(a) seja cada vez melhor no que faz.
E outra coisa: Falar? Sempre vai ter alguém que fale!
É mais fácil procurar culpados pelo fracasso escolar de um aluno do que arregaçar as mangas e colocar a mão na massa para ajudar. Isso é fato!
Não se preocupe com isso! Gaste a sua energia investindo em você e no seu aluno.
Então… para que você possa ajudar o seu aluno do Quinto ano a desenvolver a habilidade de escrever e a aprimorar a escrita a primeira coisa que você precisa fazer é: ler os quatro artigos anteriores a esse, kkkkkkkk!
Falando sério, gente! Sem brincadeira! Leia os artigos!
Você que vem acompanhando a série percebeu que estamos compartilhando as dicas de forma gradual, crescente e que as dicas complementam uma as outras.
Por isso é importante você ler.
Como trabalhar produção de textos no Quinto Ano

Bom! Nas séries iniciais do ensino fundamental a escrita é abordada de maneira mais lúdica, lembra que eu falei isso?
No Quinto ano isso não precisa mudar, mas a gente precisa lembrar que essa galerinha está às portas de experimentar uma nova realidade, com novas propostas de escrita no ensino fundamental 2. Por isso, é importante prepará-los para essa nova realidade.
Podemos dizer que a galerinha do 5º ano já é experiente e entendeu muitas perspectivas relacionadas à escrita, e uma dessas perspectivas é o uso do repertório que os ajuda a escrever com qualidade e segurança. Eles descobriram que o repertório facilita a vida deles!
Eles também já tiveram contato com uma gama enorme de gêneros e já dominam a estrutura de muitos gêneros.
Eles já dominam a amarração do texto. E a primeira dica que quero compartilhar, tem haver com a amarração de texto.
1ª Dica: Entender o conceito de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão
As nomenclaturas da amarração de texto já podem ser amadurecidas desde o 4º ano. Início, meio e fim, já foi. Agora já é tempo deles dominarem e usarem as nomenclaturas: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Parece óbvio e simples, mas tem alunos que saem do Quinto ano e nunca ouviram falar sobre isso. Nunca ninguém ensinou.
Isso já ajuda bastante, quando eles chegarem no Ensino Fundamental 2.
A Segunda dica que eu quero compartilhar, e que é uma dica que ajuda bastante na caminhada do nosso aluno, seja nas séries iniciais ou finais do ensino fundamental, é sobre tipologia textual.
2ª Dica: Tipologia Textual

Nossos alunos desde que começaram a escrever fazem uso dos tipos textuais e é importante eles tenham esse tipo conhecimento construído para avançarem e amadurecerem à escrita.
Mas você, professor(a), conhece e domina a tipologia textual?
Tipologia textual é diferente de gêneros textuais.
Gêneros Textuais
Gêneros textuais, como você sabe, na escrita ou na fala, são estruturas padronizadas que possuem 3 características:
– CONTEÚDO TEMÁTICO que é o tema,
– ESTILO e a
– CONSTRUÇÃO COMPOSICIONAL.
Quer alguns exemplos de gêneros textuais?
Receita culinária, receituário, crônicas, fábulas, novela, história em quadrinhos que na verdade deveríamos chamar de Arte Sequencial… tudo isso é gênero.
Tipologia Textual
Já Tipologia textual são as formas de usar a linguagem para nos expressarmos no texto.
Vamos lembrar?
Temos as seguintes formas:
Narração, descrição, dissertação-argumentativa, exposição e injunção.
De maneira bem simples, podemos dizer que:
NARRAÇÃO é contar algo.
DESCRIÇÃO é caracterizar algo ou alguém;
DISSERTAÇÃO- ARGUMENTATIVA seria: defender uma ideia formando a opinião do leitor,
EXPOSIÇÃO é quando explicamos algo e
INJUNÇÃO é quando tentamos convencer alguém a fazer algo.
E por falar em Tipologia Textual

Meu curso ‘Técnicas e Oficinas lúdicas – Redação nas séries iniciais do ensino fundamental’, no módulo 5, que é o módulo referente ao Quinto ano, tenho algumas aulas onde compartilho algumas sugestões para trabalhar as tipologias textuais de forma muito divertida e que as crianças adoram!
Inclusive, depois que faço a aula com brincadeira para trabalhar a dissertação–argumentativa, meus alunos não querem mais saber de outra coisa.
É só me ver que eles ficam perguntando: professora quando é que você vai fazer aquela brincadeira de novo. É hoje? Por favor, Jaque, faz aquela brincadeira de novo?
E o engraçado é que é uma brincadeira que impulsiona e instiga o pensamento para uma escrita mais madura e complexa e mesmo assim eles amam! Dá uma olhadinha aqui no curso que você vai gostar.
Como eu sempre falo, se você entende que sua turma está madura e já pode avançar na profundidade da escrita, você precisa lembrar que a escolha de bons temas, temas que sejam atuais vão facilitar essa escrita.
Seu aluno precisa saber do assunto para escrever bem sobre ele.
No meu canal Picnic de Palavras tenho quatro vídeos que faz parte de uma série com sugestões de temas para redação que podem ser trabalhados no quinto ano.
Lembrando que tudo isso que eu compartilhei com você, precisa ser desenvolvido respeitando o tempo e a maturidade dos alunos do quinto ano, tá bom?
E tudo isso precisa ser prazeroso para seu aluno e para você também. Por favor, não esquece isso, tá?
Antes de terminar esse artigo quero compartilhar uma dica com você.
Dica Top – Como trabalhar produção de textos no Quinto Ano
Para planejar as minhas aulas de produção de textos gosto de ter como apoio o livro: Como escrever diferentes gêneros textuais de Anne Faundez. Um livro maravilhoso!
Com a carinha de Quinto ano, do jeitinho que eles gostam e que vai te ajudar a preparar a sua aula de forma dinâmica e envolvente.
Ele é em formato de mapas mentais e você pode adotá-lo para a sua turma. Eu uso muito nas minhas aulas. Dá uma olhadinha acessando aqui.
Bom, gente!
Estamos chegando ao fim da série, mas antes de encerrar preciso lembrar que tudo isso precisa respeitar a maturidade de seu aluno e o mais importante de tudo; precisa ser divertido e prazeroso.
Preparei essa série com muito carinho para você e organizei o curso “Técnicas e Oficinas Lúdicas – Redação nas séries iniciais” com dicas de técnicas e estratégias lúdicas para te ajudar a formar um aluno leitor e escritor de caráter crítico e argumentativo.
Meu sonho é ver os alunos das escolas públicas sendo aprovados em massa no ENEM, nos vestibulares e concursos da vida e foi por isso que preparei esse curso para te ajudar, professor(a) a formar esse aluno tão sonhado.
E, claro, deixo o convite para você assistir o vídeo abaixo onde compartilho esse conteúdo.
Para encerrar quero te agradecer e fazer um pedido: cuidado para não focar demasiadamente no erro e acabar formando um aluno que detesta escrever.
Erros fazem parte do processo de amadurecimento da escrita e são eles que farão o nosso aluno a refletir sobre o uso correto da linguagem.
Elogie o processo e não o resultado. Se você fizer isso seu aluno não terá medo de ser desafiado na hora de escrever.
Espero que você tenha gostado, se gostou, compartilha esse artigo com as suas amigas professoras do 5º ano e comenta aqui embaixo.
Como você faz para trabalhar produção de textos com sua turma do 5º ano?
Você já seguia essas dicas? Você faz algo diferente?
Não esquece!
Temos um encontro marcado no nosso próximo Picnic.
Beijo grande! Tchau!
Deixe um comentário