No início da alfabetização quando as crianças estão passando pelo processo da aquisição da escrita, é comum vermos alguns alunos apresentarem dificuldades com a segmentação de palavras, frases e textos.
Muitas crianças, quando se encontram em momentos de reflexão sobre o uso da língua, ao formularem hipóteses sobre a escrita escreverem palavras juntas.
Certamente você já deve ter se deparado com situações desse tipo.
E é nesse momento que sempre aparece aquela perguntinha clássica:
“— Professora! É para escrever tudo junto ou separado?”
O que fazer quando essa situação surge em nossa sala de aula?
A BNCC propõe que os alunos reconheçam a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco e segmentem corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
Então, cabe a nós professores mediarmos à construção desse conhecimento e ajuda-los a desenvolver essa habilidade.
Envolver os alunos com a leitura, com a escrita, de maneira lúdica e divertida, transcrevendo um texto sem separações pode ser a melhor maneira de ajudarmos nossos alunos.
No entanto, algumas crianças encontram maior dificuldade, e foi pensando nisso que esta atividade foi planejada.
Confira o vídeo.
Bem, espero que você tenha gostado!
Então, não deixe de acompanhar os demais conteúdos, pois tenho muitas novidades para compartilhar com você!
Ah, comente aqui embaixo o que achou e como você faz para trabalhar segmentação de palavras com seus alunos.
Te vejo no nosso próximo Picnic! Até lá!
Deixe um comentário