
Neste artigo quero compartilhar como ter aulas lúdicas e divertidas, fáceis de aplicar, para formar um aluno leitor e escritor apaixonado.
Uma proposta para letrar e facilitar à vida do Professor.
Eu sei como é, muitas vezes, se sentir impotente diante das dificuldades dos alunos. Durante muito tempo foi assim comigo também.
Entenda
Os jogos e brincadeiras não são apenas uma forma de divertimento. Eles têm um papel fundamental no desenvolvimento intelectual da criança.
São recursos facilitadores que contribuem para o desenvolvimento, amadurecimento e enriquecimento de várias habilidades, inclusive de leitura e escrita; tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
Em todas as disciplinas escolares é possível desenvolver atividades com jogos e brincadeiras.
“Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” Carlos Drummond de Andrade

A ludicidade como metodologia aliada à prática docente
É no brincar que a criança explora e interage com o mundo externo.
Através de atividades lúdicas, trabalhamos a imaginação e desenvolvemos atitudes autônomas diante de novas situações e desafios.
É no brincar que…
✔ A criança apropria-se do conhecimento de habilidades linguísticas, valores sociais e cognitivos.
✔ Ela participa de experiências sociais, e tem a oportunidade de organizar, com autonomia, suas ações e interações,
Então…
O brincar é um excelente caminho para que o aluno aprenda a gostar de ler e de escrever.
Brincando ele desenvolverá habilidades e ativará mecanismos mentais que são fundamentais para atribuir sentido ao que lê.
Um pouco da minha história
Tudo começou da minha trajetória de anos lecionando e observando as dificuldades dos meus alunos, e muitas delas girando em torno da falta de gosto pela leitura e escrita.
E, claro, isso refletia negativamente “lá na frente” quando esses mesmos alunos se deparavam com os vestibulares, Enem e concursos “da vida”, principalmente diante da “temida” redação.
Eu precisava fazer algo para formar um aluno leitor e escritor apaixonado… e fiz!
Tenho trabalhado ao longo dos anos no sentido de equipar professores do Ensino Fundamental I com teorias, técnicas e oficinas para auxiliar, de forma lúdica, os alunos no processo de letramento e letramento como prática social.
E foi daí que nasceu o projeto Picnic de Palavras e o nosso primeiro curso: Técnicas e Oficinas lúdicas – redação nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Problemas observados

🚫 Professores cansados por não conseguirem viabilizar as transformações adequadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
🚫 Docentes desapontados com o fracasso escolar.
🚫 Professores desmotivados com a falta de interesse dos alunos pela aprendizagem.
🚫 Falta de uma prática pedagógica com intervenções mais envolventes, significativas, dinâmicas e interativas.
🚫 Crianças que não gostam de ler por falta de estímulos e falhas nas estâncias formadoras.
🚫 Crianças com dificuldades na escrita e por isso não adentram de forma contextualizada nas práticas de letramento.
🚫 Foco em redação apenas a partir do Ensino Fundamental II.
Aulas lúdicas e divertidas fáceis de aplicar
Esse projeto nasceu da necessidade de intervir nas dificuldades de gente “de verdade”.
Percebi que com aulas lúdicas e mais divertidas eu conseguia atingir muito mais rapidamente os resultados com meus alunos. E é isso que compartilho no curso.
Então, o curso que é totalmente online, visa equipar professores do Ensino Fundamental I com:
- Teorias
- Técnicas
- Oficinas
Tudo isso com o objetivo de auxiliar, de forma lúdica, os alunos no processo de letramento e letramento como prática social.
Também auxiliar no processo de aquisição e aprimoramento da escrita, estimular o prazer pela leitura e formar alunos leitores de caráter crítico e argumentativo.
Além disso, o curso funciona como um canal de estratégias com o objetivo de levar aos coordenadores do Ensino Fundamental I essa ferramenta para implantar o trabalho de redação, que geralmente acontece a partir do Ensino Fundamental II.
Somos apaixonados pelo que fazemos, pois acreditamos em uma educação de qualidade, que vai além do lápis e papel, além do chamado “cuspe e giz”.
Soluções apresentadas pelo curso

✅ Você será equipada com várias técnicas e oficinas para auxiliar, de forma lúdica, os seus alunos no processo de letramento e letramento como prática social.
✅ Você nunca mais ficará sem ideias para planejar uma boa aula.
✅ Suas aulas se tornarão mais divertidas, envolventes e dinâmicas.
✅ Seus alunos terão prazer pela leitura e serão formados leitores ativos, participativos e críticos.
✅ Seus alunos serão capazes de produzir e interagir com diferentes textos e gêneros dentro dos mais diversos contextos sociais.
✅ Seus alunos se comunicarão de forma clara através da escrita, por intermédio de estratégias que promovem a participação em eventos situados de letramento.
✅ Trabalho de redação diluído, de forma lúdica, nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
✅ Você se tornará uma Professora Inesquecível.
Você também acredita?

Nós acreditamos na educação que desafia, estimula, envolve, inspira e rompe limites.
Por isso dizemos, com muito orgulho, que “a nossa missão é multiplicar talentos”.
E se você chegou até aqui neste artigo, imagino que tudo isso que estou compartilhando com você também move o seu coração.
Então, se você também quer aprender como ministrar aulas lúdicas e divertidas, fáceis de aplicar para formar um aluno leitor e escritor apaixonado, esse é o momento.
Você pode conhecer o curso Técnicas e Oficinas Lúdicas – Redação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental Clicando Aqui.
Espero que você tenha gostado de conhecer mais sobre o projeto Picnic de Palavras e sobre o nosso curso.
Deixo o convite para você continuar acompanhando nossos conteúdos. Aqui tem sempre novidades para você.
Te espero na minha área de membros.
Deixe um comentário