Sabemos que as letras do alfabeto são o principal alicerce no mundo da linguagem e da fala, afinal, as letras são os traços que representam os sons da nossa fala.
Por isso, entendemos que é de fundamental importância a reflexão sobre o ensino do alfabeto, que é o ponto de partida para o mundo das palavras que são construídas a partir de sons desses traços que chamamos de letras.
Em toda reflexão precisamos levar em consideração não só os aspectos conceituais de conteúdo, mas também o contexto onde este conteúdo se manifesta.
A oportunidade de proporcionar o conhecimento, sobre o mundo no qual o individuo está inserido, contribui para o avanço intelectual da pessoa e isso não é diferente com as crianças.
As melhores reflexões, sobre qualquer tema, na atualidade, são aquelas que integram harmoniosamente os seus conceitos fundamentais e o contexto de manifestação.
É interessante observar como as crianças demonstram curiosidade sobre as letras que formam o seu nome, o nome dos pais, dos brinquedos, dos desenhos animados, dos animais, das cores…
E isso precisa ser levado em consideração e ser muito bem aproveitado. Esse contexto de manifestação não pode ser desperdiçado.
A evolução do reconhecimento das letras do alfabeto, assim como a evolução da leitura e da escrita, expressiva e criativa da criança, podem ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas, que servirão de apoio ao desenvolvimento da linguagem falada e ao processo de aquisição da linguagem escrita.
Uma educação que conduz a reflexão é diferenciada, porque vai promover um ensino que desperta as competências e habilidades do aluno, fazendo com que este se descubra, expandindo o saber adquirido a partir de suas capacidades inatas sendo manifestadas.
Letras do alfabeto – Quanto mais cedo, melhor
Isso significa que é possível começar a ensinar as letras do alfabeto desde cedo.
Neste caminhar educacional o professor poderá optar por desenvolver uma prática que seja transformadora, significativa, pertinente ao contexto social dos alunos, ou poderá apropriar-se de uma prática mecânica, que tem como principal finalidade repassar conteúdos e realizar atividades meramente repetitivas.
Diferentes recursos e estímulos ajudam a tornar o aprendizado menos mecânico, assim estimulando o cérebro de maneiras diversas e promovendo um desenvolvimento mais completo.
É certo que a prática pedagógica do professor dependerá, em suma, da concepção que o mesmo tem do próprio trabalho.
Mediante a estas considerações, como podemos promover e estimular o ensino das letras do alfabeto de maneira reflexiva para obtenção de uma aprendizagem significativa e uma educação emancipatória eficaz no contexto atual em que vivemos? Muitos são os caminhos.
Há muitas maneiras de apresentar as letras para uma criança. Aprender brincando é um dos melhores caminhos, mas não podemos deixar de mencionar que o melhor caminho que se encontrou até hoje foi colocar lado a lado o aluno, o lúdico e o seu mestre neste processo de desenvolvimento.
Letras do alfabeto – O brincar é a mais alta forma de pesquisa
As crianças aprendem melhor através de brincadeiras e atividades lúdicas.
Músicas, brincadeiras, contação de histórias, jogos como: bingo das letras, jogo da memória, pareamento das letras do alfabeto e tantas outras sugestões devem ser a trilha que levarão os nossos alunos a construção de um conhecimento que seja significativo.
Jogar e brincar são atividades que, se bem orientadas, certamente contribuirão para o desenvolvimento comunicativo dos nossos alunos dentro e fora do contexto escolar no processo de letramento que o levará a dominar a função social de ler e escrever indo além de simplesmente decodificar letras.
O aluno saberá utilizar à escrita e a leitura da forma adequada em situações práticas da sua vida.
Seja em casa ou na escola, o ato de ensinar o alfabeto é um marco, tanto na vida de quem ensina como na vida de quem aprende, por isso deve ser ensinado com dedicação e qualidade.
A maioria das crianças começa a reconhecer algumas letras entre as idades de dois e três anos, e por volta dos cinco anos já consegue identificar praticamente o alfabeto completo.
No entanto, em cada idade é comum que os pequenos apresentem alguns marcos de aprendizados relativos à leitura e à escrita e por isso os estímulos também devem mudar ao longo do tempo.
Cada criança é única e passa por seu próprio processo de desenvolvimento.
Para que haja uma aprendizagem significativa das letras do alfabeto é de fundamental importância a introdução das letras através de brincadeiras e não apenas por intermédio de enfadonhas ‘decorebas’ e repetições.
As crianças tem contato, com a palavra escrita de forma criativa e divertida.
No shopping, no supermercado, no restaurante, na loja de brinquedos, ao assistirem suas animações ou quando ouvem suas músicas preferidas… as letras têm vida!
Assista ao vídeo e traga vida, alegria e diversão para a sua sala de aula.
Você viu? As possibilidades são inúmeras! A atividade compartilhada permite o aluno construir suas hipóteses a partir do seu conhecimento de mundo.
Muito legal, não é mesmo?
Bem, espero que você tenha gostado.
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Não esquece! Temos um encontro marcado no próximo Picnic.
Até lá!
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