Como escolher livros paradidáticos para as séries do Ensino Fundamental 1

Escrito por Jaqueline Sampaio

FAÇA PARTE DA NOSSA LISTA PICNIC VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Seus dados estão seguros.

Compartilhe agora mesmo:

Escolher livros paradidáticos nem sempre é uma tarefa fácil. Ano após ano fazemos essas escolhas, mas é impressionante como sempre temos a sensação de que não sabemos escolher.

Sempre bate aquela dúvidazinha: será que fiz a escolha certa?

Isso acontece com você?

Neste vídeo compartilho alguns critérios importantes para que sua escolha seja acertada.

Essas dicas, que mudaram a minha vida, aprendi com a escritora e consultora Verônica Vincenza no artigo que ela compartilhou no blog da Estante Mágica.

Assista o vídeo e depois dê uma passadinha lá no blog e confira o artigo na íntegra.

Tenho certeza que você irá gostar.

Curso Grátis: Leitura e Produção Textual – Do Lúdico à Prática.

Gostou do vídeo?

Me conta aqui embaixo, nos comentários, como você faz para escolher os livros paradidáticos. Vou adorar saber!

Então é isso! Continue acompanhando meus conteúdos, pois tenho muitas novidades para compartilhar com você.

Até o nosso próximo Picnic!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • Ligia disse:

    Gostaria de Trabalhar o livro Guardador de palavras! Como Contextualiza-lo?

    1. Oi, Ligia! Tudo bem?!

      Adoro esse livro! Acho interessante que na história, Quim – o personagem principal – vira um expert na estratégia de leitura skimming, uma estratégia tão importante, que precisamos ajudar nossos alunos a desenvolverem para que tornem-se leitores competentes. Não sei se você conhece essa estratégia; conhece?

      Bom, a melhor maneira para que você possa contextualizar um trabalho com um livro, seja qual for e na série que for, é trazer o contexto do livro para o contexto de nossos alunos. Trazer a realidade da história para a realidade do leitor. Fazer conexões entre o real e o imaginário.

      Você vai precisar fazer com que seus alunos dialoguem com a realidade apresentada pelo autor, olhando para as suas próprias vidas; observando as particularidades dos efeitos da leitura na vida de cada um. Após a leitura e a reflexão do livro você pode propor à turma que eles se tornem os “Guardadores de palavras” e que eles escrevam, produzam um livro (em duplas, trios, grupos) com enigmas a serem desvendados pelos outros grupos, colegas… que mostrem os benefícios da leitura ou o que um determinado tipo de leitura pode causar. *A leitura é um ato dinâmico, ativo. A leitura muda a nossa condição, muda quem somos, muda o nosso estado quando não é um material confiável.* E o mais importante, contextualize trabalhando o “valor”, fazendo com que seus alunos entendam que o conhecimento não pode nos tornar pessoas altivas, como aconteceu com o Quim.

      Então, com base nessas informações faça seus alunos enxergarem e refletirem sobre o orgulho e os perigos de não ter um coração ensinável.

      É isso! Espero que tenha te inspirado. Qualquer dúvida me mande um e-mail. Será melhor para conversarmos. Beijinhos, Jaque.

  • FAÇA PARTE DA NOSSA LISTA PICNIC VIP

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Seus dados estão seguros.

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.