Como Trabalhar Produção de Textos no Quarto Ano

Escrito por Jaqueline Sampaio

FAÇA PARTE DA NOSSA LISTA PICNIC VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Seus dados estão seguros.

Compartilhe agora mesmo:

Como trabalhar producao de textos o Quarto ano - Como Trabalhar Produção de Textos no Quarto Ano

Quer ajudar seus alunos do quarto ano a estarem em contato com os mais diversos gêneros textuais e a escrever mais e melhor?  Leia o artigo e descubra como trabalhar produção de textos no Quarto Ano e ajudar seus alunos a aprimorarem à escrita.

Boa leitura!

E aí, vamos começar nossa conversa? Na verdade, começar, não! Continuar, ‘né’?.

Se você não está entendendo o porquê de continuar a conversa, deixa eu te explicar.

Este é o quarto artigo de uma série com cinco onde estamos conversando sobre: Como trabalhar produção de textos nas séries iniciais do Ensino fundamental.

Se você ainda não leu nenhum dos artigos anteriores, deixo aqui o convite para que você possa fazê-lo, tá bom?

É interessante você ler. Nesses artigos compartilhei reflexões importantes sobre algumas perspectivas que tratam de escrita.

Perspectivas que são caminhos fundamentais para que seu aluno escreva bem e a sua vida de professor(a) fique mais fácil.

Concorda comigo que quando o nosso aluno gosta de ler e escrever a nossa vida não fica mais fácil?

E aí professor(a), como você faz para trabalhar produção de textos no Quarto ano?

Assim como no Terceiro ano, o Quarto ano é uma fase muito boa para trabalhar produção textual.

Desbloqueando a Escrita E book - Como Trabalhar Produção de Textos no Quarto Ano

Produção de Textos no 4º Ano

Lembra que no artigo anterior mencionei que a produção de textos deve ser desenvolvida constantemente?

Constância é tudo na formação de um bom escritor e de um bom leitor!

Quanto mais escrevo, melhor escrevo.

Quanto mais leio, mais quero ler.

Então… a constância vai ajudar as turmas do Quarto ano a escreverem mais e melhor!

As turmas do quarto ano já dominam à leitura e a escrita, já dominam a amarração do texto, já tiveram contato com diversos gêneros textuais nas séries anteriores.

Eles são criativos, maduros, ágeis e isso torna o trabalho com a produção de textos mais dinâmico, interativo, o que torna os momentos de escrita muito mais significativos e prazerosos, tanto para você, como para seus alunos.

Então, é em cima dessa compreensão que eu quero compartilhar algumas dicas e conversar com você sobre as etapas dos processos de escrita. 

Como Trabalhar Produção de Textos no 4º Ano

1ª Dica: Ouça os seus alunos

A primeira dica que quero compartilhar para você trabalhar de forma eficiente a produção de textos com sua turma de quarto ano é:

Ouça os seus alunos!

Inclua-os nos momentos onde será decidido o gênero que será trabalhado.

Inclua-os nos momentos de planejamentos de como será realizada a proposta de produção textual. Isso fará toda a diferença no ato da escrita.

A escrita precisa fazer sentido na vida dos seus alunos. Ela precisa ser significativa. Ela precisa ser realizada com entendimento.

Não é escrever apenas por escrever. Não é escrever por que a professora tem a obrigação de colocar o aluno para escrever e eles têm que obedecer. Não é escrever porque a professora está pedindo e vai dar uma nota.

É escrever por prazer! Escrever por que querem e gostam de escrever.

Ouça os seus alunos! Observe a sua turma! Eles têm preferências. Use isso a seu favor!

Deixe-os escolher o gênero textual que será trabalhado. Uma vez ou outra, dê a eles essa oportunidade de escolha. Eles se envolvem mais com as propostas que mais se identificam.

Comece por aí e aos poucos vá apresentando novas propostas, novos gêneros e naturalmente o nível de dificuldade aumentará de acordo com o desenvolvimento e amadurecimento da turma.

2ª Dica: Aposte na prosa e nos gêneros que permitam com que o autor escreva sobre a vida

Como trabalhar producao de textos o 4o ano Generos textuais - Como Trabalhar Produção de Textos no Quarto Ano

A Segunda dica é: No Quarto ano é bacana apostar na prosa e nos gêneros que permitam com que o autor escreva sobre a vida.

Aposte nos gêneros que permitam a criança registrar suas descobertas, seus conhecimentos…

Quer um exemplo de um gênero textual que a galerinha do Quarto ano gosta demais? Diários! Eles amam escrever em diários! Os meninos também, tá?

Você já parou para pensar porque o livro o “Diário de um Banana” faz tanto sucesso nessa faixa etária?

Registro de acontecimentos e descobertas é o que tem nesse tipo de literatura e é o que encanta a garotada do quarto ano.

Traga para a sua turma como proposta de produção textual, um momento para que eles construam os seus próprios diários e realizem o registro dos acontecimentos do dia e de suas descobertas.

Com materiais simples, trabalhe a parte artística de criação do diário e medeie esse momento de maneira que eles descubram e compreendam a intenção comunicativa do gênero.

Ajude-os a entender e a construir conhecimentos sobre as particularidades em relação à linguagem, a forma e o contexto do gênero que está sendo trabalhado.

Peça para que os alunos tragam para a sala de aula seus diários pessoais, se tiverem.

Leia com eles os diários e mostre os diferentes suportes onde esse gênero pode ser manifesto.

Além do diário, fábulas, contos de fadas, letras de música, paródias, cartas, receitas, bilhetes…

Muitos são os gêneros que podem e devem ser trabalhados e produzidos com a galerinha do Quarto ano; que topa tudo!

Sabemos que os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa. Então professor(a), seja intencional e faça com que seus alunos sejam intencionais!

3ª Dica: “Passeie” com a sua turma pelos mais variados gêneros textuais

A terceira dica é: Você pode “passear” com a sua turma pelos mais variados gêneros textuais.

Esses “passeios” pelos gêneros, essas idas e vindas; que chamamos de movimento espiral é muito importante para o crescimento dos nossos alunos e para a evolução e o amadurecimento da escrita dos nossos pequenos.

Você pode usar e abusar dos gêneros nessa série. Se precisar de ideias, posso te ajudar. 

No meu curso: ´Técnicas e Oficinas lúdicas – Redação nas séries iniciais de ensino fundamental’ compartilho muitas sugestões, com aulas prontas, que irão te ajudar.

O curso contempla 6 módulos com mais de 60 aulas recheados de estratégias lúdicas, técnicas de escritas divertidas, oficinas, brincadeiras… que irá te ajudar a formar uma aluno leitor e escritor apaixonado.

Esse é um curso que vai te deixar com a cabeça fervilhando de ideias. Tenho certeza que você vai gostar!

4ª Dica: A escrita é a articulação de um processo

Como trabalhar producao de textos o 4o ano - Como Trabalhar Produção de Textos no Quarto Ano

A quarta dica que eu quero compartilhar com você e que você precisa ter isso bem claro na sua mente, no seu entendimento é que: a escrita é a articulação de um processo.

Você como professor(a) que também é escritor(a) e formador(a) de escritores precisa conhecer cada etapa desse processo para aplicá-lo de forma correta.

Mas, você conhece cada etapa dos processos de escrita? Vamos relembrar?

➥ Momento de planejamento,

➥ Ato de escrita,  

➥ Revisão,  

➥ Reescrita e 

➥ Avaliação

Momento de planejamento:

A primeira etapa que é o MOMENTO DE PLANEJAMENTO é importantíssima para que seu aluno escreva bem.

Inclua seus alunos nesse momento de planejamento! Deixe-os planejar! Medeie esse momento, conversando com a sua turma sobre a finalidade do texto.

Faça-os entender o motivo de estarem escrevendo determinado texto.

No momento de planejamento você precisa trabalhar com ele as condições para a produção de um texto. No artigo anterior expliquei tudo direitinho sobre as condições para produção de um texto. Se você ainda não leu, dá uma olhadinha aqui no blog.

Outra dica importante, ainda dentro do momento de planejamento, antes de iniciar o ato de escrita:

É nesse momento que você vai incentivar o seu aluno a fazer o repertório. Seu aluno do 4° ano já tem maturidade e autonomia para construir um repertório sozinho.

Pesquisas em livros, internet, vídeos assistidos, o conhecimento enciclopédico, o conhecimento de mundo que esse aluno formou ao longo de sua vida, a bagagem de conhecimentos que esse aluno carrega… tudo isso é fonte para elaboração do repertório.

Você vai precisar levar seu aluno a pensar sobre o que ele vai escrever e sobre os objetivos para aquela escrita.

O repertório vai ajudar o escritor a organizar as ideias para que nada seja esquecido no ato da escrita.

Ninguém escreve bem sobre aquilo que não sabe? Lembra que eu sempre falo isso?

Então…

Ato de escrita:

Como trabalhar producao de textos o Quarto ano Ato de escrita - Como Trabalhar Produção de Textos no Quarto Ano

Partindo para a segunda etapa que é o ATO DE ESCRITA, é chegada a hora de colocar no papel o planejado.

Se você teve com a sua turma um bom momento de planejamento, fique tranquila! Eles estão prontos para escrever!

E escreverão certos e seguros do que escrever e como escrever.

Lembre-se! Quanto mais a escrita parecer com uma prática real da vida, mais motivados os seus alunos vão ficar e mais argumentos eles terão para escrever.

Revisão:

Bem, partindo para o momento de REVISÃO, esse pode ser um dos momentos mais bacanas e divertidos dentro das etapas dos processos de escrita.

Esse momento não precisa ter apenas a participação do professor.  Ele pode ser feito em duplas (cada aluno lê o texto um do outro), em grupos ou coletivamente com leitura em voz alta.

É o momento em que o texto é relido para os estudantes façam as correções e intervenções que forem necessárias e esse momento está completamente ligado com a próxima etapa que é a REESCRITA.

Reescrita:

Uma dica muito legal, gente! Independente da proposta de escrita ou do gênero que você e sua turma tenham optado por produzir deixe o seu aluno descansar do texto e faça a revisão e à reescrita alguns dias depois da produção.

Você vai ver como isso vai ajudar no amadurecimento da escrita e no desenvolvimento da autonomia do seu a aluno.

Você vai notar que seus alunos ao relerem o texto, depois do descanso, sentirão a necessidade de realizar, em alguns casos, a reescrita do texto e as correções. É um momento bem legal!

Avaliação:

Como trabalhar producao de textos o Quarto ano Avaliacao - Como Trabalhar Produção de Textos no Quarto Ano

E por último a AVALIAÇÃO.

Pensa comigo. Toda proposta de produção de textos precisa ser avaliativa? Escrever para (o) professor(a) corrigir e dar nota. Até onde isso pode estimular nosso aluno a gostar de escrever?  

A primeira pessoa que precisa avaliar a produção que foi feita é o próprio aluno. Ele precisa ter a consciência do trabalho que realizou e avaliar se esse trabalho foi um bom trabalho ou se ele tem condições de melhorar.

Como já mencionei em um dos artigos anteriores, a escrita precisa fazer sentido, precisa ser útil e precisa estar contextualizada à realidade em que o aluno está inserido.

O aluno precisa analisar e avaliar se ele conseguiu se comunicar com aquela produção. Ele precisa mostrar a satisfação ou a insatisfação com o que ele produziu.

Se optar por avaliar, é preciso definir o que estará sendo avaliado na produção. Preciso avaliar tudo?

Defina o que será avaliado em cada produção.

Vou avaliar questões ortográficas? Vou avaliar questões estruturais do texto? Vou avaliar questões relacionadas à coesão e coerência?

Quando for avaliar, deixe claro para o seu aluno o que você estará avaliando e tenha cuidado para não desestimular o seu aluno e formar um aluno não escritor por causa de notas.

Como eu sempre falo, tudo isso precisa ser desenvolvido respeitando o tempo e a maturidade dos alunos do quarto ano.

Vamos conferir essas e outras dicas no vídeo? Então, segue comigo no vídeo abaixo!

Bem, você conhece a sua turma e sabe do que seus alunos são capazes.

E o mais importante, tudo isso precisa ser prazeroso para seu aluno e para você também.

Adeque as dicas a sua realidade, faça o que você tem condições, mas não deixe de impulsionar a sua turma.

Então é isso! Espero que você tenha gostado; se gostou compartilha esse artigo com as suas amigas professoras do quarto ano e comenta aqui pra mim.

Como você faz para trabalhar produção de textos no Quarto ano? Como você faz para trabalhar cada etapa dos Processos de escrita?

A sua dica pode nos ajudar.

Você pode ler todos os artigos da série Clicando Aqui.

Não esquece! Temos um encontro marcado no nosso próximo Picnic.

Beijo grande! Até lá!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • Alessandra Tereza Nunes de Souza disse:

    Bom dia! sou pedagoga e estou iniciado agora no mercado,por isso estou procurando ajuda ,muito obrigada pelas dica.

    1. Olá, Alessandra!

      Seja bem-vinda ao Clube das educadoras! ❤️
      Apesar de eu não ser uma pedagoga – sou uma pessoa de letras – admiro muito o trabalho de vocês.
      Fico muito feliz em saber que o que tenho compartilhado tem ajudado.
      Posso te dar um conselho? Estude. Leia bastante, leia de tudo um pouco. Treine a escrita e faça a diferença na vida dos seus alunos.

      Te desejo um ano letivo de sucesso! 😘

  • FAÇA PARTE DA NOSSA LISTA PICNIC VIP

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Seus dados estão seguros.

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.