Está sem inspiração e precisando de dicas? Então, este artigo é para você! Vamos ver como trabalhar produção de textos no 3º ano.
Então, quer desafiar seus alunos a amadurecerem a escrita e não sabe muito o quê fazer?
Leia o artigo até o final e confira algumas dicas que tenho para compartilhar com você.
Primeiramente deixa eu te localizar.
Este é o 3º artigo de uma série com 5 onde estamos conversando sobre: Como trabalhar Produção de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Se você ainda não leu o primeiro e o segundo artigo deixo aqui o convite para que você possa lê-los.
É importante você ler.
Neles compartilhei reflexões importantíssimas sobre algumas perspectivas que tratam de escrita. São caminhos fundamentais para que seu aluno escreva bem e a sua vida de professor fique mais fácil.
E aí professor (a), como você faz para trabalhar produção de textos com seus alunos do 3º ano?
É uma fase muito boa para trabalhar produção textual, concorda comigo?
Eles já estão com o processo de decodificação das palavras automatizado, eles já dominam a leitura e a escrita, eles gostam de ler e se não gostam você pode ensinar.
Já dominam a amarração do texto. Eu adoro trabalhar com o 3º ano! Eles estão amadurecendo… e os assuntos que envolvem o mundo do 3º ano? São os mais divertidos! Eu amo!
Bom, trabalhar com produção textual no terceiro ano é bem prazeroso, tanto para você, como para os seus alunos.
E a primeira dica que eu já quero deixar aqui, e que é uma dica que vale para todas as séries, é a seguinte:
1- A produção de texto deve ser desenvolvida constantemente
Então, coloque a garotada para escrever.
Por já dominarem a leitura e a escrita, eles são mais velozes no ato da escrita… seu tempo vai render e você vai pode produzir muito com eles.
Não sei se você sabe, eu acredito que sim, quando a BNCC contempla o eixo da produção de texto, ela dá muitos exemplos de produção de texto; várias dicas de gêneros que podem e devem ser trabalhados e produzidos no contexto escolar.
Dá uma pesquisada que você vai descobrir uma infinidade de sugestões e você vai descobrir que dá para fazer um trabalho incrível com o terceiro ano. Sua cabeça vai fervilhar de ideias!
A Segunda dica que eu quero compartilhar com você e que você vai me prometer que vai deixar isso bem claro para o seu aluno é que:
2- Ele precisa entender qual é a finalidade do texto
Para quem e porque eu estou escrevendo esse texto?
Você precisa trabalhar com ele as condições para a produção um texto. Quem escreve? Vai ser uma escrita individual, em duplas, em grupo…? Pra quem eu vou escrever? Quem é o destinatário? Quem vai ler esse texto?
É bacana pensar em maneiras de ter outros leitores para esses textos. Isso faz a produção ficar mais dinâmica.
Mudar os suportes para a leitura e para apreciação desses textos estimula seus alunos. Quem escreve um texto, espera que alguém leia, não é mesmo?
Quando você está lá nas redes sociais e você posta uma imagem com uma legenda. O que você fica esperando? Que as pessoas leiam, curtam, comentem, não é isso? Então, gente! É assim também com os nossos alunos.
Escrever só para a professora ler, corrigir e dar nota? Sério, isso? Até eu fiquei desestimulada agora!
Você acha que seu aluno vai escrever com prazer sabendo que ele vai escrever só para a professora ler e depois ele ter que corrigir um monte de detalhes e receber uma nota? Ah, gente! Dá pra melhorar, não dá? Isso é importante? É! Mas não é tudo!
Não forme um aluno que detesta escrever e não sente prazer no ato da escrita.
Faça seu aluno descobrir que a escrita é um recurso que permite que ele dê voz àquilo que se passa na cabecinha dele.
Se o meu aluno pode escrever para que outras pessoas leiam e quem sabe receber um feedback dessa escrita; se ele sabe que o texto dele vai ser apreciado por outros…
Como você acha que vai ser o comprometimento dele em relação a essa escrita? Acho que você já tem a resposta! Não é muito mais empolgante?
Então… você vai precisar levar seu aluno a pensar sobre o que ele vai escrever, pensar sobre o objetivos para aquela escrita… Quanto mais parecer com uma prática real da vida, mais motivados os seus alunos vão ficar.
Pegou a dica aí?
3- Crie repertório escrito
Repertório é vida, gente! Lembra que é ele que facilita a vida do seu aluno e a sua também?
No terceiro ano eles podem fazer esses repertórios sozinhos.
Faça uma produção coletiva e os ensine a fazer um repertório com palavras ou frases.
Ensine-os a fazer o repertório antes de realizar a escrita. Se você ainda não tem claro o conceito do que é repertório, vou te ajudar.
Repertório é uma organização prévia dos assuntos que vão ser tratados, de forma que isso facilite o seu aluno a lembrar da informação e incluir a informação na escrita.
Essa dica é de ouro e serve para qualquer série, inclusive para as séries mais adiantadas.
Lembrando que: o repertório é construído com base nos conhecimentos enciclopédicos de seu aluno, na bagagem que ele tem.
4- Trabalhe com gêneros textuais diversificados
Sobre isso, assista ao vídeo e confira a dica ‘moderninha’ que compartilho.
E aí, gostou da dica moderninha?
É maravilhoso trabalhar com o mundo das crianças, não e mesmo?!
Lembrando que tudo isso precisa ser desenvolvido respeitando o tempo e a maturidade dos alunos do terceiro ano, tá bom?
Tudo isso precisa ser prazeroso para seu aluno e para você também.
Adeque essas dicas a sua realidade, faça o que você tem condições e avance com sua turma.
Lembre-se! Ninguém escreve bem sobre aquilo que não sabe.
A escrita precisa fazer sentido, precisa ser útil e precisa estar contextualizada à realidade em que o aluno está inserido. Usar a realidade do aluno pode te ajudar muito.
Então é isso! Espero que você tenha gostado.
Se gostou comenta aqui pra mim. Como você faz para trabalhar produção de textos com os alunos do terceiro ano? Você faz algo diferente? Conta pra gente.
Não esquece! Temos um encontro marcado no nosso próximo Picnic.
Beijo grande!
Deixe um comentário