
Precisando de ideias de como trabalhar produção de textos no Segundo Ano de maneira mais eficiente e eficaz?
Quer se sentir segura ao estimular a escrita de seus alunos? Leia o artigo que vou compartilhar algumas dicas com você.
Bom, este é o segundo artigo de uma série com 5 onde conversaremos sobre: Como trabalhar Produção de textos nas séries iniciais do Ensino fundamental.
Se você ainda não leu o primeiro, te convido a dar uma olhadinha aqui.
É muito importante que você leia, porque nele compartilho várias informações, como, por exemplo: o que é texto e ressalto alguns pontos que são fundamentais para se trabalhar com produção de textos.
Essas informações vão te ajudar na hora de trabalhar produção de textual, tá ok? Não deixe de ler.

Mas, como trabalhar produção de textos com as crianças do Segundo Ano?
Primeiro me responde o seguinte: Seus alunos do 2º ano já conseguem produzir textos? Alguns sim, outros não e muitos ainda necessitam de estímulos, não é mesmo?
Então, tendo consciência disso, vou compartilhar com você algumas dicas que te ajudarão a ajudar seus alunos a escreverem melhor e com prazer.
A primeira coisa que a gente precisa lembrar é que esses alunos ainda estão concluindo o processo de alfabetização, e muitos desses alunos ainda precisam de estímulos para automatização do processo de decodificação das palavras.
Quanto mais automatizado esse processo estiver, melhor será a leitura e melhor será a escrita.
Então, a primeira dica que eu já quero deixar aqui para você é:
1- Estimule seu aluno a ler
Leia para ele, leia com ele, peça para que ele leia para você, peça para que ele leia para os amigos…
Ler ajuda a aprimorar a escrita e ajuda o seu aluno a ter ideia de amarração do texto.
E o que é amarração? Amarração do texto é nosso famoso: Início, meio e fim.
Depois da contação ou da leitura peça para que seu aluno ilustre o início, o meio e o fim da história. Isso também é produção textual.
Lembra que no primeiro artigo compartilhei com você que texto não é um aglomerado de frases? Lembra que eu mencionei que texto é um TODO SIGNIFICATIVO. Então, a leitura ajuda o nosso aluno a compreender isso.
Segunda dica:
2- Traga ludicidade para o momento de escrita
Nas séries iniciais do ensino fundamental a escrita precisa ser abordada de maneira mais lúdica.
A brincadeira permite que os alunos aprendam sem saber que estão aprendendo.
Por isso a ludicidade para esse momento é fundamental.
Terceira dica:
3- Invista na oralidade de seus alunos e crie repertórios.

Assim como no primeiro ano, continue investindo na oralidade de seus alunos.
Lembra o que eu falei com você sobre isso no artigo anterior?
Estimule seus alunos a criarem histórias oralmente. Em momentos de produção de textos orais, você pode pedir à turma que realize essa atividade em duplas, grupos… deixe as crianças criarem os personagens, dar nome, vida e voz a eles.
Junto com a sua turma elabore uma lista com um possível repertório para a criação dessas histórias.
Repertório ajuda o nosso aluno a escrever com qualidade e segurança.
Perguntas como: quem, o quê, quando, onde, como, quando, por quê, para que? Podem ajudar a aflorar a criatividade das crianças.
Peça para que a turma faça apresentações teatrais das histórias criadas, assim você vai poder observar a organização mental que seus alunos estão fazendo na hora de produzirem os textos orais.
E se você achar que sua turma já tem maturidade; peça para que façam o registro escrito.
Quarta dica:
4- Defina o gênero
Se você optar por trabalhar com os gêneros textuais, tenha definido o gênero que você vai trabalhar e trabalhe um gênero por vez.
Algumas crianças no segundo ano ainda apresentam dificuldades com a escrita de frases; e conectar ideias para formar um texto, pode ser um pouco complicado. Por isso, trabalhar com os gêneros pode ser um estímulo para essas crianças que ainda apresentam esse tipo de dificuldade.
🔸 Traga o gênero para a sua sala de aula de maneira que seus alunos tenham a liberdade de ler e reler modelos desse gênero.
🔸 Trabalhe com o gênero coletivamente e só depois peça a escrita individual.
🔸 Lembra do: ‘Mão na massa’, que a gente as vezes esquece? Então, o ‘mão na massa’ pode ser muito eficaz para trabalhar, de forma lúdica, a estrutura de um gênero.
Quer um exemplo? Receita culinária.
Quem não gosta de trabalhar e de preparar uma receita? Você pode preparar com seus alunos em sala de aula ou você pode pedir para seus alunos prepararem a receita com a família, em casa, no fim de semana.
Além dos gêneros que deixei como dica no artigo do 1º ano, no 2º ano você pode investir em gêneros como: receitas, poemas, letra de músicas, histórias em quadrinhos… as crianças adoram as histórias em quadrinhos.
Esse gênero é simplesmente sensacional! Dá para fazer produções incríveis com ele. No meu curso tenho dicas tops que compartilho que vão te inspirar para realizar um trabalho muito bacana com HQ com sua turma de segundo ano.
Eu faço com meus alunos e eles amam!
A quinta dica, que é muito relevante, e que a gente precisa conversar muito sobre isso:
5- A escrita precisa ser significativa para a criança

A escrita precisa fazer sentido. Ela precisa ser útil e precisa estar contextualizada à realidade em que o aluno está inserido. Não esquece disso, tá?
Se você entende que sua turma está madura e já pode avançar na profundidade da escrita, você precisa lembrar que a escolha de bons temas, temas que sejam atuais vão facilitar essa escrita. Seu aluno precisa saber do assunto para escrever sobre ele.
Lembrando que tudo isso que eu compartilhei com você, precisa ser desenvolvido respeitando o tempo e a maturidade dos alunos do segundo ano, tá bom? E tudo isso precisa ser prazeroso para seu aluno e para você também. Por favor, não esquece disso, tá?
Antes de terminar esse artigo quero compartilhar com você algumas dicas mais voltadas para as questões ortográficas e estruturais do texto.
Vamos assistir essas dicas no vídeo?
E aí, gostou das dicas?
Antes de encerrar quero te fazer um pedido: mesmo trabalhando com questões ortográficas, cuidado para não enfatizar o erro.
Erros fazem parte do processo de amadurecimento da escrita e são eles que nos ajudam a escrever melhor.
Elogie o processo e não o resultado. Se você fizer isso seu aluno não terá medo de ser desafiado na hora de escrever.
Espero que você tenha gostado.
Se gostou, deixa aqui o seu comentário. Como você faz para trabalhar produção de textos com sua turma do segundo ano? Você já seguia essas dicas? Você faz algo diferente?
Não esquece! Temos um encontro marcado no nosso próximo Picnic.
Beijo grande! Até lá! Tchau!
Deixe um comentário