Professor (a), fazer planejamento pedagógico te assusta? Para você o planejamento pedagógico é um adversário ou um aliado? Bem, quero compartilhar nesse artigo 7 passos para fazer um planejamento de aula significativo.
Mas, antes precisamos pensar… por que muitos professores não gostam ou têm resistência em fazer planejamento?
Por que esse assunto ainda gera, em muitos professores, sentimentos desagradáveis como medo, ansiedade, insegurança…
Porém, a pergunta que fica é: como fazer um bom planejamento de aula?
Pensando nisso, resolvi compartilhar com você 7 passos práticos para você fazer um planejamento pedagógico significativo e acabar de vez com o fantasma que assombra a tantos professores no ato do planejamento.
7 Passos para Fazer um Planejamento de Aula
Sei que muitos professores, que trabalham em diversas instituições de educação ou trabalham em turnos dobrados, podem ter dificuldades em relação ao tempo disponível para fazer um planejamento de aula.
Mas atualmente em algumas instituições de ensino, principalmente as instituições públicas, isso tem mudado; graças a Deus.
Nessas instituições os professores podem contar com: “O Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo”, o famoso HTPC.
O HTPC é o tempo estabelecido na escola com o intuito de reunir professores e coordenadores para planejamento de aulas, discussão, análise, apresentação de propostas com soluções que possam atender as necessidades educacionais coletivas apresentadas periodicamente.
Então, o primeiro passo é aproveitar bem esse tempo, esse espaço e essa troca.
Mas eu tenho plena consciência que o HTPC não é a realidade de todos os professores. Não é a minha! Dentro da minha rotina eu tenho que separar um tempo para fazer os meus planejamentos.
E é por isso que eu estou aqui para conversar com você sobre esse assunto.
Planejamento de aula
Como fazer um bom planejamento de aula quando temos que dar conta de tantas responsabilidades e tarefas?
A primeira convicção que precisamos ter é que o planejamento facilita a nossa vida.
O Planejamento pedagógico é uma maneira de definir e organizar as atividades, estratégias e ferramentas para que objetivos possam ser alcançados, metas atingidas e o sucesso do aluno, como protagonista de processo de ensino-aprendizagem, possa ser garantido.
Para entender mais sobre esse assunto leia o artigo “Planejamento de aula – Dicas de como fazer”.
O planejamento pedagógico nos ajuda a sermos mais eficazes, a termos resoluções de problemas de maneira mais rápida.
Evita surpresinhas desagradáveis, sabe? Aquelas saias justas, que nos deixam embaraçados…
O planejamento pedagógico ajuda a espantar os medos, a ansiedade, a insegurança… pois nos dá segurança e certeza dos caminhos a serem seguidos.
Se eu puder te dar um conselho eu diria: faça o planejamento pedagógico. Essa prática vai te ajudar e vai facilitar a sua vida.
Mas eu não ficarei apenas no conselho. Vou compartilhar algumas sugestões e te apresentarei 7 passos para fazer um planejamento de aula significativo.
Comece organizando, dividindo o seu planejamento nas quatro etapas a seguir:
- Conhecimento da realidade
- Elaboração do plano
- Execução do plano
- Avaliação e aperfeiçoamento do plano
No ato de organização do seu planejamento você precisa lembrar que os elementos a seguir precisam fazer parte do seu plano.
Elementos:
- Tema/assunto;
- Público-alvo; objetivo(s),
- Cronograma;
- Conteúdos;
- Atividades/estratégias;
- Recursos;
- Avaliação;
- E registro das atividades.
Para te inspirar e te ajudar a colocar em prática as sugestões acima vamos conhecer os 7 passos para fazer um planejamento pedagógico significativo?
1- Conheça seus alunos e faça levantamento de conhecimentos prévios
Sua turma tem um perfil com particularidades, repertórios, necessidades…
Por isso não é aconselhável pegar um planejamento pronto, elaborado por outro profissional, para um determinado grupo de alunos, pensado em um contexto diferente do seu e usar para a sua turma.
Essa postura pode ter aparência de solução, mas pode ser nociva ao desenvolvimento da sua turma.
Se você for usar um planejamento elaborado por outro profissional, pensado para outro grupo, em contexto diferente do seu; você precisará fazer um exame desse documento com atenção e minúcia e fazer adequações ao seu contexto, realidade e as necessidades dos seus alunos.
Aqui eu não estou falando em planejamentos construídos em parceria, tá?
As parcerias, as trocas entre os pares, professores de turma, equipe pedagógica… são riquíssimas, multiplicam ideias e facilitam o ato de planejar.
2- Coloque o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem
O aluno é o centro do seu planejamento. O planejamento facilita a sua vida, mas precisa estar focado no aluno.
3- Defina objetivos claros
O planejamento é como um leme. Ele precisa dar o norte, apontar a direção.
O professor precisa saber onde o aluno precisa chegar, para saber o que ensinar, para poder conduzir o aluno na construção do caminho.
Se não sei onde meu aluno tem que chegar, quais habilidades ele precisará desenvolver…
… qualquer caminho e estratégia servirá. Mas não é isso que queremos para a nossa prática pedagógica e nem para os nossos alunos.
Vamos ao quarto passo?
4- Traga ludicidade para as propostas
Aprender brincando é muito mais divertido! Os jogos e brincadeiras, além de tornarem as aulas mais divertidas, têm um papel fundamental no desenvolvimento intelectual da criança.
São recursos facilitadores que contribuem para o desenvolvimento, amadurecimento e enriquecimento de várias habilidades, inclusive de leitura e escrita.
Como diria Carlos Drummond de Andrade: “Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”.
5- Defina tarefas responsáveis e prazos
Tenha atenção para não estabelecer tarefas e propostas inatingíveis. Seja justo com os prazos.
Dê responsabilidade aos seus alunos e acorde com eles combinados sobre essa etapa tão importante do planejamento.
Responsabilidade e comprometimento amadurecem.
6- Selecione atividades que priorizem as necessidades dos alunos
O que é melhor para os meus alunos? Estou usando ferramentas e estratégias diversas e adequadas que facilitam e envolvem meus alunos no processo de ensino-aprendizagem?
Vamos ao sétimo e último passo?
7- Faça alinhamentos e correções de rota constantemente
O planejamento precisa ter previsibilidade, mas também precisa ser flexível. Analisar minuciosamente o realizar correções garante o sucesso do professor e de seus educandos.
Muito legal esse passo a passo, não é mesmo?
Esses 7 passos para fazer um planejamento de aula mudaram a minha vida!
Espero que você tenha gostado do artigo e que a partir de agora você sinta-se encorajado para planejar suas aulas.
Me conta aqui embaixo, nos comentários, como você faz para construir o seu planejamento pedagógico?
Vou adorar saber!
Então é isso! Continue acompanhando meus conteúdos, pois tenho muitas novidades para compartilhar com você.
Até o nosso próximo Picnic!
Deixe um comentário