7 Passos para Ensinar o Gênero Textual Carta de Forma Eficiente: Guia Prático para Professores do Ensino Fundamental 1 de acordo com a BNCC

Escrito por Jaqueline Sampaio

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7 passos para ensinar o genero textual carta - 7 Passos para Ensinar o Gênero Textual Carta de Forma Eficiente: Guia Prático para Professores do Ensino Fundamental 1 de acordo com a BNCC

Sabemos que ensinar diferentes gêneros textuais pode ser desafiador, especialmente quando se trata do Gênero Textual Carta. No entanto, nem sempre é fácil encontrar recursos e atividades prontas que atendam às demandas específicas da sala de aula. É por isso que estamos aqui para ajudar! Para isso elaboramos 7 Passos para Ensinar o Gênero Textual Carta de Forma Eficiente.

Como norteia a Base Nacional Comum Curricular [BNCC], nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental os alunos devem aprofundar suas experiências com a língua oral e escrita já iniciadas no contexto familiar e no contexto estudantil através da Educação Infantil.

O documento sinaliza que nos anos iniciais do Ensino Fundamental no “eixo Leitura/Escuta, amplia-se o letramento, por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura em textos de nível de complexidade crescente, assim como no eixo Produção de Textos, pela progressiva incorporação de estratégias de produção de textos de diferentes gêneros textuais.”

Dito isso, agora é hora de planejar! 

Para te ajudar a planejar a sua aula de produção textual onde será trabalhada a compreensão e a escrita do gênero textual carta, estamos aqui para fornecer um passo a passo com dicas, de acordo com a BNCC, para tornar o ensino desse Gênero Textual uma experiência envolvente e eficaz para seus alunos.

A seguir confira os 7 Passos para Ensinar o Gênero Textual Carta de Forma Eficiente.

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1. Despertando o Interesse pelo Gênero

Antes de tudo desperte o interesse e a curiosidade dos alunos pelo gênero. Faça leituras de narrativas, contos, poemas, letras de canções… com vertentes voltadas para essa temática, como as encontradas nos livros paradidáticos: “O carteiro chegou”, “De carta em carta”, “Correspondência”, “Carta errante, menina trapalhada, avó aniversariante” entre outros.

2. Apresentação do Gênero

Comece introduzindo o gênero textual carta de maneira clara e acessível para seus alunos. Explique sua função comunicativa, características estruturais e para quem geralmente são escritas. Utilize exemplos simples e próximos da realidade dos alunos para facilitar a compreensão.

3. Apresentação das Características Estruturais da Carta

Antes de mergulharmos nas atividades práticas, é essencial compreender as características estruturais do gênero textual carta. A carta é um texto escrito em prosa, destinado a alguém (pessoa, instituição, grupo), a fim de estabelecer-se um diálogo formal ou informal sobre determinado assunto de relevância pessoal ou coletiva.

Sua forma obedece a uma estrutura simples: local, data, saudação, vocativo, mensagem, despedida e assinatura.

Em sua forma mais tradicional, uma carta é composta pelas seguintes partes:

  • Envelope: Contém as informações e o endereçamento do remetente (quem está enviando a carta) e do destinatário (para quem a carta está sendo enviada).
  • Local e Data: identificação da localização do remetente, do dia, mês e ano em que a carta foi enviada/publicada.
  • Saudação e Vocativo: trata-se do chamamento do destinatário e do cumprimento; que varia de acordo com a posição social do destinatário.
  • Mensagem [Corpo do Texto]: É o conteúdo principal da carta, onde o remetente expressa suas ideias, sentimentos ou propósitos. Pode ser dividido em parágrafos, cada um abordando um aspecto específico da mensagem. Leve os alunos a refletirem sobre a seguinte questão: o que será abordado na carta?
  • Despedida e Assinatura: Localizada no final da carta, é a parte em que o remetente se despede do destinatário. Geralmente inclui expressões como “Atenciosamente”, “Com carinho” ou “Sinceramente”, seguida pelo nome do remetente.

Além disso, é importante destacar que as cartas podem variar em termos de formato e estilo, dependendo do contexto e do propósito da comunicação. Podem ser formais, como cartas de solicitação ou de negócios, ou informais, como cartas entre amigos ou familiares.

Confira as características de alguns tipos de carta no nosso guia com 7 Passos para ensinar o gênero textual carta de forma eficiente:

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Características da Carta Pessoal:

  • Intimidade: A carta pessoal é marcada pela proximidade emocional entre remetente e destinatário, refletindo a relação pessoal entre ambos.
  • Expressão de Sentimentos e Experiências: É comum que a carta pessoal seja utilizada para compartilhar sentimentos, experiências e reflexões pessoais de forma mais livre e aberta.
  • Linguagem Informal: Geralmente, a linguagem utilizada na carta pessoal é informal e próxima à linguagem oral, permitindo ao remetente expressar-se de maneira autêntica e genuína.
  • Ausência de Formalidades: Diferentemente de cartas formais, a carta pessoal dispensa formalidades como cumprimentos padronizados e tratamentos cerimoniosos, privilegiando a espontaneidade na comunicação.
  • Flexibilidade Estrutural: Não há uma estrutura rígida para a carta pessoal, permitindo ao remetente organizar o conteúdo de acordo com sua própria preferência e estilo de escrita.
  • Tópicos Variados: Os assuntos abordados na carta pessoal podem ser variados, incluindo desde eventos cotidianos e acontecimentos importantes até reflexões filosóficas e confidências pessoais.
  • Assinatura: A carta pessoal geralmente é finalizada com uma assinatura característica do remetente, que pode incluir apelidos, desenhos ou outras formas de identificação pessoal.
  • Troca de Correspondência: Em muitos casos, a carta pessoal é parte de uma troca contínua de correspondência entre duas pessoas, estabelecendo e fortalecendo vínculos afetivos ao longo do tempo.
  • Autenticidade e Sinceridade: Uma característica fundamental da carta pessoal é a autenticidade e sinceridade do conteúdo, refletindo os verdadeiros pensamentos e sentimentos do remetente.
  • Valor Afetivo: Para o destinatário, receber uma carta pessoal representa não apenas a comunicação de informações, mas também um gesto de carinho, afeto e atenção por parte do remetente.

Características da Carta do Leitor:

  • Interatividade: A carta do leitor é uma forma de interação entre os leitores e o veículo de comunicação, como jornais, revistas ou sites, permitindo que o público expresse suas opiniões e comentários sobre conteúdos publicados.
  • Feedback: Serve como um canal para o público fornecer feedback sobre matérias jornalísticas, artigos, editoriais, colunas e outras produções veiculadas pelo meio de comunicação.
  • Opinião Pública: Reflete a diversidade de opiniões, visões e perspectivas da sociedade sobre questões sociais, políticas, culturais e outros temas relevantes abordados pela mídia.
  • Contextualização: As cartas do leitor geralmente são contextualizadas em relação ao conteúdo ao qual se referem, mencionando o título, a data e/ou o autor da matéria ou artigo que motivou a escrita da carta.
  • Argumentação: Os leitores geralmente apresentam argumentos, análises e pontos de vista fundamentados para sustentar suas opiniões e críticas sobre os assuntos discutidos na carta.
  • Respeito às Normas: Embora permita a expressão livre de opiniões, a carta do leitor deve respeitar as normas de civilidade, ética e respeito mútuo, evitando ataques pessoais, linguagem ofensiva ou difamação.
  • Identificação do Autor: Geralmente, as cartas do leitor são assinadas com o nome completo do autor, além de informações como cidade de origem e, em alguns casos, profissão ou filiação a grupos sociais.
  • Seleção Editorial: As cartas do leitor podem passar por um processo de seleção editorial, no qual o veículo de comunicação escolhe quais cartas serão publicadas, levando em consideração critérios como relevância, originalidade e qualidade do conteúdo.
  • Espaço Limitado: Devido ao espaço disponível na publicação, nem todas as cartas do leitor podem ser publicadas, o que requer concisão por parte dos autores na elaboração de suas mensagens.
  • Impacto Social: As cartas do leitor podem ter um impacto significativo na esfera pública, contribuindo para o debate e a reflexão sobre questões sociais e políticas, bem como influenciando a opinião pública e a agenda midiática.
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Características da Carta Aberta:

  • Destinatário Amplo: Ao contrário da carta tradicional, a carta aberta é dirigida a um destinatário amplo e geralmente não especificado, como uma instituição, uma empresa, uma figura pública ou até mesmo o público em geral.
  • Divulgação Pública: A principal característica da carta aberta é sua intenção de ser divulgada publicamente, muitas vezes sendo publicada em meios de comunicação, redes sociais ou sites, para alcançar um público mais amplo e gerar impacto.
  • Tema de Interesse Público: Geralmente, a carta aberta trata de temas de interesse público, como questões sociais, políticas, ambientais, culturais ou outras questões relevantes para a comunidade ou sociedade em geral.
  • Manifestação de Opinião ou Posicionamento: Serve como meio de manifestação de opinião, crítica, protesto ou posicionamento sobre determinado assunto, visando influenciar a opinião pública, promover mudanças ou chamar a atenção para uma causa.
  • Autor Identificado: Normalmente, a carta aberta é assinada e identificada pelo autor ou autores, que podem ser indivíduos, grupos, organizações ou entidades, conferindo-lhe autenticidade e responsabilidade pelas opiniões expressas.
  • Linguagem Persuasiva: Utiliza uma linguagem persuasiva e argumentativa para convencer o público-alvo da validade dos pontos levantados e da importância da causa ou questão abordada na carta.
  • Ampla Circulação: Por ser destinada à divulgação pública, a carta aberta geralmente tem uma ampla circulação, sendo compartilhada em redes sociais, reproduzida em outros meios de comunicação e alcançando um público diversificado.
  • Repercussão Social: Devido à sua natureza pública e à sua capacidade de gerar debate e mobilização, a carta aberta pode ter uma repercussão significativa na esfera pública, influenciando a opinião pública, a agenda política e até mesmo promovendo mudanças sociais.
  • Apelo à Ação: Muitas vezes, a carta aberta inclui um apelo à ação, convidando o público a se envolver, participar ou apoiar a causa ou questão abordada na carta, seja por meio de assinaturas, manifestações, campanhas ou outras formas de engajamento.
  • Transparência e Prestação de Contas: Ao tornar públicas suas opiniões e reivindicações, os autores da carta aberta assumem uma postura transparente e de prestação de contas perante a sociedade, demonstrando seu compromisso com a transparência e a responsabilidade social.

4. Leitura de Modelos

Após a apresentação teórica, é hora de mostrar exemplos concretos de cartas. Selecione cartas adequadas à faixa etária e interesses dos alunos. Podem ser cartas reais, como cartas de familiares ou amigos, ou fictícias, como cartas de personagens de livros ou desenhos animados. Discuta com os alunos as características de cada carta, como cumprimento, corpo do texto e despedida.

Fazendo isso você estará desenvolvendo em seu aluno a habilidade:

(EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

5. Produção de Cartas

Chegou a hora da prática! Divida a turma em grupos e proponha atividades de produção de cartas. Estimule os alunos a escolherem temas relevantes e destinatários específicos para suas cartas. Oriente-os na organização textual, incentivando o uso de linguagem adequada e respeito às normas de cortesia.

Aproveita as datas comemorativas: Dias das mães, Dia dos pais, Dia do amigo, Dia do professor, Natal…  para estimular a escrita individual desse gênero textual. Na Picnic Loja você encontra uma variedade de modelos de folhas de produção de textos, em formato de papel de carta, prontinhos para você imprimir e seus alunos escreverem de forma significativa e envolvente.  

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6. Revisão e Feedback

Após a produção das cartas, reserve um tempo para a revisão e o feedback. Promova uma revisão coletiva, destacando pontos positivos e sugestões de melhoria para cada carta. Incentive os alunos a oferecerem feedback construtivo uns aos outros, criando um ambiente colaborativo de aprendizagem.

7. Exibição e Compartilhamento

Por fim, organize uma sessão de exibição e compartilhamento das cartas produzidas pelos alunos. Crie um momento especial para que cada grupo leia sua carta em voz alta ou apresente para a turma.

Valorize o esforço e a criatividade de cada aluno, promovendo um ambiente de valorização mútua.

As cartas podem ser escritas e destinadas à divulgação pública nas plataformas digitais.

Fazendo isso você estará desenvolvendo em seu aluno a habilidade:

(EF03LP20) Produzir cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), dentre outros gêneros do campo político-cidadão, com opiniões e críticas, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Além das plataformas online e redes sociais, uma sugestão eficaz é emitir a carta pelos Correios.

Ao enviar a carta física, o remetente amplia o alcance da mensagem para além do ambiente digital, atingindo públicos que podem não ter acesso à internet ou que valorizam a forma tangível de comunicação.

A emissão via correio confere ao aluno uma experiência mais completa, como norteia a BNCC: “Preserva-se, nesses eventos de letramento, mesmo em situação escolar, sua inserção na vida, como práticas situadas em eventos motivados […] e o aperfeiçoamento de práticas situadas.”

Agora que você conhece os passos para ensinar o gênero textual carta de forma eficiente, queremos oferecer a você uma oportunidade única de ir além desses 7 Passos para Ensinar o Gênero Textual Carta de Forma Eficiente.

Quer estimular seus alunos a escreverem cartas de maneira significativa, envolvente e divertida? Vem fazer parte da área de membros do Curso Técnicas e oficinas lúdicas – Redação nas séries iniciais do ensino fundamental.

Nele você encontrará uma aula exclusiva com o passo a passo para você montar, na sua sala de aula, um clubinho incrível com esse gênero textual e tenha também acesso imediato a um arsenal de recursos que irão facilitar seu trabalho na formação de leitores e escritores apaixonados e proporcionar experiências de aprendizagem enriquecedoras para seus alunos.

Então, é isso!

Espero que você tenha gostado desses 7 Passos para Ensinar o Gênero Textual Carta de Forma Eficiente. A partir deles você consegue planejar aulas envolventes e engajadoras, elaborar atividades de leitura, interpretação de texto e do gênero textual, além de propostas de produção de textos.

Se gostou do artigo, compartilhe com outros professores. 

Agora comenta aqui! Qual passo você acrescentaria a essa lista?

Ah, não esquece! Temos um encontro marcado no nosso próximo Picnic.

Beijo grande! Até lá! Tchau!

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